Uma Aventura pelo Sul do Brasil

Quando se quer passar quase um mês fora de casa viajando de carro 1.0 pequeno com a família para uma região fria em pleno inverno temos que pensar em tudo muito bem pensado, desde o roteiro, quais cidades visitar, quanto tempo passar em cada uma delas, o que levar, quanto iremos gastar, quais pontos turísticos visitar e a montagem do roteiro com atrações mistas para divertir criança e adulto sem ficar cansativo para ninguém. Neste caso é necessário focar no que realmente vale a pena de acordo com o gosto de cada integrante do grupo, no meu caso minha família.

Foram dois anos planejando cada cidade, cada ponto turístico e cada pose para foto, tudo correu exatamente como Deus quis, ou seja, perfeito. Sei que estes momentos mágicos inspiraram muita gente a conhecer o Sul também, momentos estes que guardaremos para sempre em nossas memórias. Pensem num carro feliz, andamos aproximadamente 4.200 km sendo mais de 500 km em estrada de terra, companheiro para todas as horas, adora um rali, se sente um 4X4…rsrsrs.

Fotos tiradas na divisa dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, saindo de São José dos Ausentes indo para Urubici.

 

Organizando a Viagem

Sempre que viajo, em primeiro lugar faço uma lista de tudo que julgo necessário levar e dela faço outra de tudo que preciso comprar. Como meu carro é pequeno o primeiro item na lista de compras foi um bagageiro externo. Fiz um calculo da quantidade de roupas necessárias por pessoa levando em consideração que ainda que possamos lavar algumas peças em lugares que alugamos flats com maquina de lavar, no inverno há dificuldade de seca-las. Após o termino da lista foi necessário incluir malas novas e bem grandes na lista de compras.

Ao alugar flats ou apartamentos é preciso verificar se disponibilizam roupas de cama e banho e caso negativo incluí-las na bagagem.

Ao arrumar as malas além de roupas é importante colocar tudo que for necessário para os primeiros dias para higiene pessoal, não é necessário calcular o que será gasto durante toda viagem, farmácia ou pequenos mercados existem em todas as cidades (meu marido diz que eu adoro mercado…rsrsrs), isto diminui o peso e o espaço utilizado. Pode-se fazer da lista um checklist e ticar item a item para garantir que não faltará nada.

Em viagens longas em estradas desconhecidas por mim, sempre levo garrafa de água e alguns petiscos, nunca sabemos a distancia até encontramos uma lanchonete no caminho.

Quando no roteiro existir vários hotéis/pousadas diferentes a serem pagos no chekin, fica perigoso levar todo valor necessário em espécie, porém há lugares que nem os hotéis nem os restaurantes aceitam cartões então é bom verificar com os estabelecimentos se aceitam cartão débito ou crédito antes de viajar, acreditem vários lugares não aceitam e não tem caixas eletrônicos ou banco 24 h, portanto é importante consultar se nos destinos escolhidos há caixas eletrônicos do seu banco.

Trajeto escolhido

Após varias pesquisas escolhemos 14 cidades para visita-las em 26 dias com parada em 7 pousadas/flats/hotéis.

  1. Saída de São Paulo – SP    10/07      
  2. Curitiba – PR    10/07 a 13/07
  3. Morretes – PR    10/07 a 13/07
  4. Caxias do Sul – RS    13/07 a 19/07
  5. Bento Gonçalves – RS    13/07 a 19/07
  6. Garibaldi – RS    13/07 a 19/07
  7. Farroupilhas – RS    13/07 a 19/07
  8. Nova Petrópolis – RS    19/07 a 26/07
  9. Gramado – RS    19/07 a 26/07                      
  10. Canela – RS    19/07 a 26/07
  11. São Francisco de Paula – RS    19/07 a 26/07
  12. Cambará do Sul – RS    26/07 a 29/07
  13. São José dos Ausentes – RS    29/07 a 30/07
  14. Urubici – SC    30/07 a 01/08
  15. Penha – Beto Carrero World – SC    01/08 a 04/08
  16. Retorno para São Paulo – SP     04/08

 

Nos próximos posts descreverei um pouco de cada uma das cidades acima e seus encantadores pontos turísticos.

 

 

Anúncios

Publicado por euamoviajarnaoimportaodestino

Eu sou Lorena, adoro viajar em família para descobrir novos destinos.... Não por acaso, sou autora do blog Eu amo Viajar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: