Colombo e São José dos Pinhais em 2 dias

Colombo e São José dos Pinhais são duas cidades bem próximas a Curitiba indicadas para os amantes de vinhos, principalmente para quem aprecia o tipo Bordô seco ou suave, confesso que não são os meus favoritos, mas ainda assim encontramos vinhos de excelente qualidade. Com tantas provas, encontramos algo que nos agradou em todos os estabelecimentos e no final da viagem nosso carro estava repleto de vinhos, salames, queijos, linguiças e doces e uvas.

Para quem viaja para visitar Curitiba e sobra um tempo ou para quem viaja especificamente para conhecer estas duas cidades posso dizer que não vai se arrepender. Um dia para conhecer cada uma é suficiente. Fomos muito bem recebidos em todos os estabelecimentos, adoramos as cidades.

Apesar de que nossa intenção não era visitar Curitiba desta vez, pois já conhecemos em viagem anterior, resolvemos nos hospedar em Curitiba.

Saímos de Guamiranga rumo a Curitiba em 30/01/19 aproximadamente as 11 h, foram 210 km em aproximadamente 3 horas, já descontando o tempo que paramos em Ponta Grossa para o almoço no restaurante Estrela de Prata Churrascaria, endereço: Av. Pres. Kennedy 9900, Colônia Dona Luiza. Telefone: (42) 3229-5000. Horário: de terça a sábado das 08:00 a 00:00 h e de domingo e segunda das 08:00 as 16:00 h. Self service com ou sem rodízio de churrasco. Gostamos.

Pontos Turísticos escolhidos por ordem de visitação

Colombo

10. Adega Laureanti
  11. La Borella Pizzaria em Curitiba

1º Dia Colombo

Em um dia conseguimos visitar quase tudo que havíamos planejado, faltou apenas a Vinícola Franco Italiano, endereço: Rua Rodolfo Camargo 26, Jardim Georgina, Colombo, PR. Telefone: (41) 3621-1211. Email: vinicolafrancoitaliano@yahoo.com.br. Horário: De segunda a sexta das 08:00 as 12:00 h e das 13:15 as 18:00 h, sábados, domingos e feriados das 09:00 as 13:00 h e das 14:15 as 17:30 h. Voltaremos para visita-la.

Mapa Turístico

Morro da Cruz

Endereço: Rua Antonio Gasparin S/N, Serrinha, Colombo, PR.

Horário: Todos os dias das 08:00 as 17:00 h.

Não localizamos o endereço pelo GPS, perguntamos para um morador que nos indicou corretamente o local. O Morro da Cruz com 1.200 metros de altitude é o ponto mais alto de Colombo. A entrada para o inicio do morro parece uma propriedade particular com portão aberto, a subida é bem íngreme em rua de terra, mas nosso carro 1.0 subiu tranquilo. No alto há uma capela que estava fechada quando fomos e uma cruz de uns 10 metros de altura, de lá da para ver bastante área verde, parte de Curitiba e de Colombo bem de longe. A vista é bem bonita, valeu a subida. A visitação gratuita.

Parque Municipal Gruta do Bacaetava

Endereço: Rua Antonio Gasparin S/N, Colombo, PR. Telefones: (41) 3656-5669 e (41) 3656-6600.

Horário: De Quarta a sexta das 08:30 as 11:30 h e das 13:00 as 16:30 h, sábado e domingo das 08:30 as 12:00 h e das 13:00 às 16:30 h, última entrada as 16:00 h.

No parque há um centro de informações ao visitante, sanitários, a gruta, quiosques para piquenique, e uma imagem Nossa Senhora de Lourdes. Não há estacionamento, porém no outro lado da estrada há um local onde é possível parar o carro. A visitação é gratuita, a entrada no interior da caverna é feita somente com o acompanhamento de guias do próprio parque em grupos de no máximo 30 pessoas por vez e tem duração de aproximadamente 30 minutos. Para grupos maiores de 12 pessoas é obrigatório fazer reserva com antecedência.

Assim que entramos no Parque assistimos a um vídeo explicativo no centro de informações ao visitante, em seguida partimos em direção a caverna, a trilha é de fácil acesso, a ida e a volta tem no máximo 500 metros. Para sua segurança use tênis que não escorregue e roupas adequadas, dentro da caverna a maior parte da caminhada é feita em passarelas de madeira, porém em algumas partes precisamos passar pelas pedras escorregadias e pela água na altura do pé. Há bastante pernilongos no local aconselho usar repelente. A caverna é repleta de estalactites o que a deixa muito bonita, rende excelentes fotos.

O parque é bem cuidado, conservado, limpo com funcionários muito simpáticos e bem preparados, durante a visita o guia nos contou que a gruta foi descoberta por um imigrante italiano no século XIX e que chegou a ser utilizada como esconderijo por jovens imigrantes italianos no período da segunda guerra mundial, pois o Brasil havia declarado guerra à Itália ou  para não serem recrutados para a guerra. É um ponto imperdível para quem visita Colombo.

Entrada e Trilha

Gruta

51090898_1976115499170956_492740118738632704_n

Seria uma caveira a nos vigiar? Rsrsrs

Nossa Senhora de Lourdes

Vinícola Gasparin

Endereço: Rua Antonio Gasparin 95, Colombo, PR. Telefone: (41) 3656-3692. Site: http://www.vinicolagasparin.com.br. Email: igorpavin@bol.com.br.

Horário: De segunda a sábado das 08:00 as 12:00 h e das 13:00 18:00 h.

Vendem vinhos tintos bordôs e vinhos brancos nas opções seco e suave, biscoitos e doces. Há degustação gratuita dos vinhos.

Casalare del Nono Restaurante

Endereço: Rua Antonio Gasparin 49 A, Colombo, PR. Telefones: (41) 3656-5758 e (41) 99647-9980. Site: http://www.casalaredelnono.com.br.

Horário: Sábado, domingo e feriados das 09:00 as 20:00 h, de dezembro a fevereiro de terça a sexta das 11:00 as 20:00 h, demais meses dias da semana somente com agendamento.

Restaurante e lanchonete a la carte, churrasqueiras, playground, piscinas e campo de futebol. Fomos apenas para almoçar, se você tiver mais tempo vale a pena passar o dia com a família. Pedimos um filé mignon a parmegiana, estava gostoso, recomendamos.

Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário

Endereço: Rua Francisco Busato 8114, Centro, Colombo. Telefone: (41) 3656-3734.

Linda Igreja Católica, hora de agradecer por todas as bênçãos recebidas, pela linda família que me acompanha e por mais este dia maravilhoso.

51461694_1976388415810331_8478778184089731072_n

Vinícola Cavalli

Endereço: Rua Gabriel D’ Anúncio Strapasson 19, Sapopema, Colombo, PR. Telefone: (41) 3656-1766. Email: vinhoscavalli@bol.com.br.

Horário: De segunda a sábado das 08:00 as 18:00 h e domingo das 08:00 as 12:00 h.

Fomos muito bem recebidos pela proprietária muito simpática e atenciosa, visitamos o vinhedo, provamos a uva, degustamos gratuitamente os vinhos tintos bordôs e vinhos brancos nas opções seco e suave que são fabricados e vendidos por eles. Além dos vinhos de fabricação própria vendem espumante brut de uma vinícola parceira e produtos coloniais como queijos, salames e geleias. Optamos por comprar um espumante brut.

Vinícola Pedrinho Strapasson

Endereço: Antônio Strapasson 35, Sapopema, Colombo, PR. Telefone: (41) 3656-1457. Site: https://www.facebook.com/vinicolastrapasson/.

Horário: Todos os dias das 08:00 as 18:00 h.

Excelente atendimento, visitamos a loja onde há degustação gratuita, provamos salame e o vinhos tintos bordôs e vinhos brancos nas opções seco e suave. No galpão onde estão os tanques pudemos provar o cabernet sauvignon, muito gostoso, infelizmente ainda não estava no ponto para ser engarrafado. Compramos salame, assim que possível voltaremos para comprar algumas garrafas do cabernet sauvignon.

51124213_1976388139143692_3971043194702921728_n

Vinícola Luiz A. Strapasson

Endereço: Antônio Strapasson, Sapopema, Colombo, PR. Fica na mesma rua da Vinícola Pedrinho Strapasson.

Horário: Todos os dias das 08:00 as 18:00 h.

Vinícola menor com produção de vinho artesanal, vendem vinhos tintos bordôs e vinhos brancos nas opções seco e suave. Não provamos os vinhos, compramos algumas caixas de uva de aparência e sabor perfeitos, estavam maravisolhas.

Vinícola Busato

Endereço: Rua Bortolo Cavassin 278, Almirante Tamandaré, Colombo, PR. Telefone: (41) 3656-2834. Site: https://www.facebook.com/vinicolabusato/.

Horário: De segunda a sábado das 08:30 as 18:00 h e domingo das 09:00 as 12:00 h e das 14:00 as 18:00 h.

Vendem vinhos tintos bordôs e vinhos brancos nas opções seco e suave. Há degustação gratuita.

Paladar Vinhos e Queijos

Endereço: Rua José Leal Fontoura 192, Centro, Colombo, PR. Telefone: (41) 3656-3319. Email: paladarvinhosequeijos@hotmail.com.

Horário: De  segunda a sábado das 08:00 as 20:00 h e domingo das 08:00 as 12:00 h.

Vendem uma grande variedade de vinhos nacionais de vinícolas de Colombo e de Santa Catarina, coloniais tintos bordôs e vinhos brancos nas opções seco e suave e finos como merlot e cabernet e cabernet sauvignon. Além dos vinhos também há produtos coloniais como queijos, salames, doces, temperos e algumas antiguidades. Não há degustação no local. Compramos algumas opções de vinhos de Santa Catarina.

Abaixo alguns folhetos que pegamos no centro de informações turísticas.

Vinícolas

Restaurantes

Lazer e Artesanato

Hospedagem

Bar do Didi em Curitiba

Endereço: Rua Imaculada Conceição 1080, Curitiba PR.

Horário: De segunda a domingo das 16:00 as 23:00 h.

Hamburgueria e barzinho com diversas opções de porções de boteco, churrasco, hambúrguer e bebidas. Ótima opção para quem curte um ambiente mais movimentado, com música alta e tomar uma cerveja com os amigos, também é uma boa opção para famílias com crianças desde que curtam um lugar mais agitado.

2º Dia São José dos Pinhais

Um dia foi suficiente para visitarmos todas as vinícolas que havíamos planejado.

Vinícola Araucária e Restaurante Gralha Azul

Endereço: Rua Aparecida Góis de Paula 1300, São José dos Pinhais, PR. Telefones: Vinícola (41) 3254-5259 e (41) 99173-5747 e Restaurante: (41) 99601-0134 e (41) 98531-1991.

Horário: Loja de Vinhos e Visitação auto guiada aos atrativos externos todos os dias as 09:00 as 16:00 h, sábados, domingos e feriados a visitação guiada e a degustação com duração média de 890 minutos acontece a partir das 09:00 h, necessário agendamento. Restaurante aberto para almoço as sextas, sábados e domingos.

É a vinícola mais distante de Curitiba e até mesmo das demais, mas os km a mais valem a pena. Infelizmente fomos durante a semana, não pudemos fazer a visita guiada ou degustar os vinhos, visitamos a área externa da vinícola, trilha, cachoeira com aproximadamente 12 metros de altura, mirante do vinhedo e do lago e playground.

A loja vende vinhos finos como o branco, o merlot, o cabernet, o cabernet sauvignon, as espumantes, cabernet franc e outros. Há alguns tipos premiados. As cegas compramos o vinho merlot da linha Gralha Azul, gostamos. Se tivéssemos provado na loja com certeza teríamos comprado outros.

O restaurante nos pareceu uma excelente opção, porém fomos de manhã e se esperássemos para almoçar não visitaríamos todas as vinícolas que havíamos escolhido.

Restaurante Panela de Barro

Endereço: Rua Júlio César Setenareski S/N, Colonia do Mergulhão, São José dos Pinhais, PR. Telefone: (41) 3635-1035.

Horário: De terça a domingo das 11:40 as 14:00 h.

Restaurante simples com comida estilo caseira feita no fogão a lenha, oferecem um buffet self service livre e sobremesa inclusos num valor único por pessoa.

Vinhos e Museu Dom Roberto Perbiche

Endereço: Loja 1 e Museu Rua Augusto Micrute 2100,  Colônia Acioli, São José dos Pinhais. Loja 2 Rua Julio Cesar Setenareski 3505, Caminho do Vinho, São José dos Pinhais, PR. Telefones: (41) 3383-1803 e (41) 98890-3025. Email: vinhosdomroberto@hotmail.com.

Horário: De segunda a quarta das 13:30 as 18:00 h, de quinta a domingo das 09:30 as 18:30 h.

Visitamos as duas lojas, a primeira tem um museu com alguns objetos antigos. Nas duas vendem vinhos tintos bordôs e vinhos brancos nas opções seco e suave, vinhos finos cabernet sauvignon e espumantes, além dos vinhos também há produtos coloniais como queijos, salames e doces. Há degustação gratuita dos vinhos. Acabamos comprando um cabernet sauvignon e um vinho branco um em cada uma das lojas.

Museu da Loja 1

Loja 2

Vinhos Irmãos Juliatto

Endereço: Rua Julio Cesar Setenareski, Caminho do Vinho, São José dos Pinhais, PR. Telefone: (41) 3635-1221.

Horário: Todos os dias das 09:00 as 18:00 h.

Vendem vinhos tintos bordôs e vinhos brancos nas opções seco e suave, além dos vinhos também há produtos coloniais como sucos, geleias, queijos, salames, doces, banana passa e bananada vindas de Morretes. Há degustação dos vinhos gratuita, compramos alguns doces.

51323387_1977900832325756_7231024613336023040_n

Vinicola e Salumeria Politano

Endereço: Rua Júlio César Setenareski 4100, São José dos Pinhais, PR. Telefones: (41) 3635-1571 e (41) 99235 -7877.

Horário: Todos os dias das 09:00 as 18:00 h.

Vendem uma grande variedade de queijos, salames puros ou com queijo, alhos, azeitonas, linguiças defumadas puras e temperadas com alho, doces, vinhos coloniais tintos bordôs e vinhos brancos nas opções seco e suave, vinhos finos e espumantes. Há degustação gratuita da maioria dos produtos coloniais. Compramos vários tipos de queijos, salames e linguiça defumada. Todos bem saborosos, recomendamos.

Vinícola Don Gabriel

Endereço: Rua Júlio César Setenareskin 2990, São José dos Pinhais, PR. Telefones: (41) 3635-1360 e (41) 99245-0288. Email: vinhosdongabriel@hotmail.com.

Horário: Todos os dias das 09:00 as 18:00 h.

Vendem vinhos coloniais tintos bordôs e vinhos brancos nas opções seco e suave, além dos vinhos também há produtos coloniais como queijos, salames, biscoitos, geleias, doces, sucos, conservas, vinagre, etc. Há degustação dos vinhos gratuita, infelizmente o vinho cabernet que procurávamos havia acabado… Voltaremos para experimenta-lo.

Vinhos do Italiano

Endereço: Rua Júlio César Setenareski 1851, São José dos Pinhais, PR. Telefone: (41) 3635-1105. Email: contato@vinhosdoitaliano.com.br.

Horário: Todos os dias das 09:00 as 18:00 h.

A loja é bem grande com uma excelente variedade de vinhos coloniais tintos bordôs e vinhos brancos nas opções seco e suave, vinhos finos cabernet sauvignon, além dos vinhos também há produtos como queijos, salames, biscoitos, geleias, doces, sucos, conservas, vinagre, massas e etc. Há degustação dos vinhos gratuita dos vinhos. Compramos vinhos cabernet sauvignon, bordô e alguns doces.

Adega Vô Vito

Endereço: Rua Júlio César Setenareski 2340, São José dos Pinhais, PR. Telefones: (41) 99978-8337 e (41) 3635-1046. Emails: contato@vinhosvovito.com.br e vinhosvovito@hotmail.com.

Horário: De terça a sexta das 09:00 as 12:00 h e das 13:00 as 18:00 h, sábado e domingo das 09:00 as 18:00 h.

Vendem vinhos tintos bordôs e vinhos brancos nas opções seco e suave.  Além dos vinhos também há produtos coloniais como queijos, salames e doces e biscoitos. Há degustação gratuita dos vinhos. Compramos os biscoitos maravilhosos.

Adega Laureanti

Endereço: Rua Júlio César Setenareski 1937, São José dos Pinhais, PR. Telefones: (41) 3635-1045 e 99144-1772.

Horário: Todos os dias das 09:00 as 18:00 h.

Vendem vinhos tintos bordôs e vinhos brancos nas opções seco e suave fabricação própria e alguns vinhos importados carbernet, cabernet sauvignon e merlot.  Além dos vinhos também há produtos coloniais como queijos, salames e doces e biscoitos. Há degustação gratuita dos vinhos fabricados por eles.

La Borella Pizzaria em Curitiba

Endereço: Rua Professor Brandão 883, Alto da Rua XV, Curitiba, PR. Telefone: (41) 3264-5500.

Horário: De segunda a sábado das 18:00 a 00:00 h.

Ambiente tranquilo e agradável. Servem pizzas de diversos sabores salgadas e doces assadas no forno a lenha, também há opção rodízio que além das pizzas inclui massas e porção de batata frita rústica. Optamos pelo rodízio. Recomendamos.

51535782_1979915658790940_3446262959238545408_n

Anúncios

Publicado por euamoviajarnaoimportaodestino

Eu sou Lorena, adoro viajar em família para descobrir novos destinos.... Não por acaso, sou autora do blog Eu amo Viajar