Como amantes da natureza não podíamos deixar de conhecer Congonhal, uma cidade pequena no Sul de Minas, excelente para quem curte montanhas, trilhas, vegetação e cachoeiras.
Saímos de carro de Santo André SP às 5 h da madrugada num sábado, fomos direto para Congonhal pela rodovia Fernão Dias, são 231 km, levamos aproximadamente 3:20 h.
Fomos no final de setembro de 2021, início da primavera, infelizmente devido ao grande período com falta de chuva na Região Sudeste do Brasil as cachoeiras estavam com pouca água ainda assim estavam lindas.
Apesar de ruas de terra, estavam em ótimo estado não tivemos nenhuma dificuldade com um Sandero 1.0.
Por termos pego um pouco de chuva no primeiro dia tivemos que trocar a ordem de alguns pontos turísticos, mas vou escrever por ordem de proximidade como eu havia planejado para facilitar para vocês que pretendem visitar a região.
Chegamos em todos os pontos abaixo colocando apenas o nome no GTS, foram bem fáceis de achar.
Pontos Turísticos escolhidos
1. Congonhal – MG
2. Padaria Congonhal
3. Cachoeira 15 Quedas
4. Cia do Queijo Xavier
5. Cachoeira dos Quintilianos
6. Restaurante e Soveteria Le Vandone
7. Igreja São José
8. Cachoeira das Alma
9. Pouso Alegre – MG
10. Granlago Hotel
11. Pub Bulldog’s Hamburgueria
12. Cristo Redentor
13. Santa Rita do Sapucaí – MG
15. Industrial Grill & Chopp
16. Rampa de Voo Livre
1° Dia
Paramos na Padaria Congonhal por volta das 8 h para tomar café da manhã, uma boa opção com bastante variedade.
Próximo ponto foi a Cachoeira 15 Quedas, na nossa opinião o melhor dos pontos turísticos desta viagem, quando montei o roteiro fiquei com receio que não aguentassemos chegar ao final dos 1,6 km de trilha todo em escadas feitas de pedra, então tinhos planejado ir até onde desse, por fim, que chegamos na última queda sem nenhuma dificuldade mesmo com criança.































A cachoeira fica em propriedade particular onde cobram 20,00 por pessoa, criança de até 10 anos não paga, no local há estacionamento, na entrada tem sanitarios e venda de refrigerante, água e salgadinho. Durante toda trilha tem área com churrasqueira caso queiram fazer churrasco, porém aconselho levar lanche leve e bastante água.
Todo trajeto estava bem cuidado e bem limpo. A cobrança da taxa de entrada valeu.
Subimos devagar, paramos em todas as quedas para tirar muitas fotos. Curtimos bastante a natureza. Encontramos muitas borboletas pelo caminho, uma mais linda que a outra. Vale a pena conferir.
Na ida para o próximo ponto turístico paramos na Cia do Queijo Xavier, loja de queijos, doces, biscoitos e cachaça que fica na Rodovia 459 número 119, próximo ao radar, num posto de gasolina.


Em seguida fomos para Cachoeira dos Quintilianos que no momento está fechada para visitação, por estar em propriedade particular decidimos ir até lá para pedir autorização ao proprietário para visitá-la, porém sem sucesso pois não havia ninguém no local, então tiramos fotos de longe mesmo, já que ela é bem alta e dá para ver da rua, se não tivesse com pouca água acredito que veríamos melhor.


Para almoçar paramos no restaurante Restaurante e Soveteria Le Vandone que fica na Praça Comendador Ferreira de Matos 80, no centro da cidade, servem buffet self-service por quilo ou a vontade, boa variedade de saladas e pratos quentes com tempero bem agradável.
Ao lado funciona a sorveteira com o mesmo nome, não chegamos a experimentar.
Aproveitamos e tiramos foto da Igreja São José e da Praça Comendador Ferreira.


Próxima parada Cachoeira das Alma, também em propriedade particular, onde cobram 10,00 por pessoa, há estacionamento, uma bica montada com água da cachoeira e sanitários.
Paramos o carro ao lado ca cachoeira, sem trilha, nível de dificuldade zero.
Do outro lado do rio tem uma montanha com gados e cavalos o que torna a paisagem bonita.
A queda pequena é bem inclinada, formando um tobogã nas rochas escorregadias de lodo. Na parte mas baixa forma uma piscina natural boa para banho.










Depois fomos para o hotel Granlago na Av. Pref. Olavo Gomes de Oliveira, N° 3381 em Pouso Alegre, cidade vizinha.
Escolhemos este hotel porque a previsão do tempo previa chuva, ficamos em dúvida de quantos pontos turísticos conseguiríamos visitar se realmente chovesse, então o plano B era a piscina aquecida, graças a Deus apesar de termos que remanejar alguns deles não deixamos de visitar nenhum deles.
Como chegamos no hotel as 17 h, conseguimos aproveitar bem a piscina.



A noite fomos no Pub Bulldog’s Hamburgueria, na Rua Ana Batista Viêira 630 bem perto do hotel.
Decoração bem criativa com parede forrada por páginas de gibis e lanches muito bons.



2° Dia
Em Pouso Alegre fomos ao Cristo Redentor, vale a subida pela linda vista de onde é possível ver uma parte da cidade.
Aproveitamos para agradecer a Deus pela vida, pela família, pelas amizades e pelo belo passeio.














Depois partimos para cidade Santa Rita do Sapucaí, paramos para almoçar no Restaurante Industrial Grill & Chopp na Rua José de Almeida Andrade Paiva 230, no local servem churrasco feito na hora, porções e cervejas diferenciadas. Estava excelente.


Depois seguimos para a Rampa de Voo Livre a 1400 metros de altitude que fica localizada na Serra do Paredão, ótima opção para admirar a vista das montanhas, dos bairros mais próximos e dependendo do horário é possível ver o pessoal descendo de asa delta e parapente.












E nossa aventura termina aqui, espero que tenham gostado, até a próxima.
Criei um grupo sobre viagens e turismo, se quiser participar, pode postar fotos, dicas e opções de turismo ou apenas acompanhar as postagens dos colegas. https://www.facebook.com/groups/503711020915824/
Parabéns, ótima redação Parece que estou fazendo o passeio
CurtirCurtir
Fico feliz que tenha gostado.
CurtirCurtir