Gonçalves é uma cidade pequena, incrível para quem curte natureza, localizada na Serra da Mantiqueira a 1.350 m de altitude, no Sul de Minas, divisa com São Bento do Sapucaí estado de São Paulo. Se tiver viajando no inverno vá preparado para passar frio.

A Cidade conta com uma boa estrutura com hotéis, restaurantes, cervejarias, barzinhos e outros. Entre seus pontos turísticos há cachoeiras, trilhas, montanhas e lindas vistas para curtir o pôr do sol, algumas podem ser feitas por conta própria com um carro de passeio, outras somente com o auxílio de um guia e um carro 4×4.

De Santo André em SP para Gonçalves São 220 km que podem ser feitos em aproximadamente 3:20 sem parada. Saímos de casa por volta das 5:30 da manhã, fizemos uma parada no caminho para comprar queijos, chegamos em Gonçalves por volta das 9:30.

Algumas fotos da estrada entre Santo Antônio do Pinhal SP a Gonçalves MG.

Pontos Turísticos escolhidos por ordem de visitação

  1. Casa de Queijos e doces Queijo na Pista em Sapucaí Mirim – MG
  2. Padaria São Francisco
  3. Paróquia Nossa Senhora das Dores
  4. A Pioneira Chocolates
  5. Centro de Informações Turísticas
  6. Mirante do Cruzeiro
  7. Cachoeira do Simão
  8. Cachoeira 7 Quedas
  9. Cachoeira do Retiro
  10. Cachoeira do Cruzeiro
  11. Cervejaria 3 Orelhas
  12. Cidade Paraisopolis
  13. Cachoeirinha Zen em Paraisopolis
  14. Cachoeira dos Henriques
  15. Cachoeira das Andorinhas
  16. Cabana Empório e Restaurante
  17. Pedra de São Domingos
  18. Cervejaria Confra da Mantiqueira
  19. Taberna Viking em Paraisopolis

Como na minha opinião os Queijos mineiros são especiais e temos ótima lembrança de um queijo que compramos nesta mesma estrada a muitos anos atrás quando fomos para São Bento do Sapucaí, tivemos que parar para compra-los, dentre os diversos comércios de Queijo paramos no Queijo na Pista em Sapucaí Mirim – MG, lá tem diversas opções de queijos, biscoitos, doces, vinhos e outros. Compramos queijo recheado com requeijão, queijo meia cura e queijo mussarela nozinho já pensando num fondue a noite.

Chegamos a Gonçalves por volta das 9:30 fomos direto para Padaria São Francisco localizada na rua Cel. Procópio 90, no Centro tomar nosso café da manhã.

Depois fomos à Paróquia Nossa Senhora das Dores do outro lado da rua, na Praça Monsenhor Dutra 247, não entramos, mas aproveitamos mesmo do lado de fora para agradecer a vida, a saúde, a família e os ótimos momentos que passamos juntos.

Atravessamos a rua novamente e fomos A Pioneira Chocolates, que fica na Av. Capitão Antônio Carlos 219, lá encontramos uma grande variedade de Chocolates, geleias, doces, sorvete e chocolate quente. Além de muito bonita tem produtos deliciosos, valeu a parada.

Depois voltamos para o portal na entrada da cidade, onde fica o Centro de Informações Turísticas onde fomos muito bem recebidos, a pessoa que nos atendeu era super simpática e tinha bastante conhecimento.

Ainda que você tenha pego um roteiro na Internet, aconselho pegar um mapa turístico da cidade pois em diversos momentos ficamos sem internet e consequentemente sem o gps e o mapa nos auxiliou bastante.

Bem perto do centro de Informações Turísticas fica o Mirante do Cruzeiro, só seguir o caminho até a cruz alta que vemos de longe, dá para chegar de carro bem perto, a caminhada é curta em terreno plano.

A vista é linda, gostamos tanto que voltamos no final da tarde para ver o pôr do sol.

Na sequencia fomos a Cachoeira do Simão, não sabemos o endereço mas pelo gps chegamos facilmente só pelo nome, a estrada até a cachoeira está em boas condições e a caminhada até a cachoeira é curta e bem fácil, a entrada é gratuita. A cachoeira é bem bonita, lá vimos lindas borboletas. No verão é uma ótima opção para entrar na água, até mesmo para crianças. Bem na frente da cachoeira tem um caminho que chega a outra queda de água bem menor, são praticamente uma na frente da outra uns 100 metros no máximo distância, dentro do mesmo terreno.

A quarta foto é da segunda cachoeira que mencionei.

Após fomos as Cachoeiras 7 quedas, do Retiro e do Cruzeiro, localizadas na Estrada São Sebastião, Km 1,5, bairro Retiro. As cachoeiras ficam numa propriedade particular onde cobram entrada de R$ 10,00 por pessoa, na entrada tem um quiosque que vende, pão de queijo, porções e bebidas foi uma boa opção de almoço para nós que não queríamos perder muito tempo almoçando, a vista do deck do quiosque é incrível.

Durante toda trilha há diversos pontos que no verão ou dias mais quentes são possíveis de entrar na água, principalmente na Cachoeira do Cruzeiro.

A primeira cachoeira, a 7 Quedas, fica uns 200 metros da entrada o caminho é todo em escada que apesar de fácil torna-se cansativo na volta, mas com certeza vale a pena descer.

Depois de voltar à placa no início da trilha, começamos trilha para Cachoeira do Retiro, do início à cachoeira tem uns 200 metros, a vantagem é que já estamos no mesmo caminho que chega à Cachoeira do Cruzeiro.

A Cachoeira do Retiro é pequena, mas a vista na sua frente, onde começa a Cachoeira 7 Quedas é linda, vale a parada.

Após seguimos a trilha até a Cachoeira do Cruzeiro foram mais uns 600 metros de nível médio, pois apesar de fácil, há muitas escadas, subidas e decidas o que cansa um pouco, mas a consideramos tranquila até para crianças. Mais uma Cachoeira linda que vale o esforço a trilha é bem aberta e bonita.

Depois de todo esforço físico, para relaxar fomos à Cervejaria 3 Orelhas situada na Estrada de Terra Fria, Km 5, Sítio Santa Fé, São Sebastião das Três Orelhas.

Lá encontramos uma boa variedade de cervejas artesanais, lanches e porções. 

E para fechar o dia com chave de ouro voltamos ao Mirante do Cruzeiro que fica próximo a entrada da cidade para admirar o lindo pôr do sol. Que perfeição da natureza, isso porque tenho um belo pôr do sol da minha varanda quase todos os dias. Se tiver em Gonçalves não percam a oportunidade.

Nos hospedamos num apartamento em Paraisopolis, cidade vizinha, a noite aproveitamos o frio de 6 graus para descansar, fazer um fondue, comer queijos, uvas e tomar um bom vinho.

Na manhã seguinte começamos pela Cachoeirinha Zen em Paraisopolis, não localizamos o endereço pela Internet mas o gps chega tranquilo pelo nome. Trata-se de uma pequena queda d’água a beira da rua, apesar de pequena é bonita.

Depois seguimos para Cachoeira dos Henriques que fica na estrada Martins Gonçalves, não temos a localização exata mas o gps localiza com facilidade, como estávamos indo de Paraisopolis para Gonçalves primeiro paramos na estrada bem em frente a cachoeira onde é possível vê-la por completo.

Depois continuamos de carro até a entrada da parte alta da cachoeira, o acesso também é fácil, uns 100 metros do carro.

Tiramos algumas fotos na Estrada

Ainda na mesma estrada Martins Gonçalves no km 1, paramos na Cachoeira das Andorinhas, localizada em frente à Pousada Colina das Andorinhas.

A Cachoeira de fácil acesso, uns 500 metros de trilha fica num terreno particular, que estava com parte da cerca aberta, segundo moradores da região os proprietários não se importam que a visitemos. Seguimos a trilha com mais dois casais. Também há uma trilha ao lado da cerca que leva a cachoeira.

Paramos para almoçar no Restaurante Cabana Empório e Restaurante, na Av. Francisco Tertuliano Ribeiro Neto, 240. Servem refeição à quilo no fogão a lenha, tinha uma boa variedade e a comida estava gostosa.

Depois do almoço fomos para a Pedra de São Domingos, apesar de distante do centro da cidade e das estradas de terra o trajeto de carro é bem tranquilo, lá o acesso é por uma escadaria fácil porém cansa um pouco na subida, tranquilo até para crianças.

Trata-se de uma Rocha, num pico bem alto com uma bela vista para os vales e montanhas, que não é cercada e pode ser escorregadia em alguns pontos, então um pouco de precaução nunca é demais, principalmente com as crianças.

Passamos a tarde e aproveitamos a vista para um lindo pôr do sol. Com certeza valeu.

Tanto na ida como na volta para Gonçalves, bem próximo a Pedra de São Domingos passamos em frente à Cervejaria Confra da Mantiqueira, só não paramos por estarmos em plena pandemia de corona vírus e ela estava bem cheia. Pra você que curte uma cerveja artesanal uma boa opção.

Para o jantar, paramos na Taberna Viking que fica na rua Presidente Juscelino, 416 já em Paraisopolis.

Ótimos lanches, ambiente bem decorado e agradável.

E assim termina nossa aventura, espero que tenham gostado.

Criei um grupo sobre viagens e turismo, se quiser participar, pode postar fotos, dicas e opções de turismo ou apenas acompanhar as postagens dos colegas. https://www.facebook.com/groups/503711020915824/

Até a próxima viagem.

Publicado por euamoviajarnaoimportaodestino

Eu sou Lorena, adoro viajar em família para descobrir novos destinos.... Não por acaso, sou autora do blog Eu amo Viajar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: