São José dos Ausentes em 2 dias

Em 2015 ao assistir algumas cenas da Novela Além do Tempo da emissora Rede Globo despertou meu interesse em conhecer São José dos Ausentes que como Cambará do Sul é uma cidade pequena totalmente voltada para o turismo nos cânions e cachoeiras. A cidade atrai pessoas amantes da natureza de todas as idades. É difícil em palavras expressar tudo que representam os gigantes e lindos Cânions, só quem vai para Cambará do Sul, São José dos Ausentes e região sabe a sensação maravilhosa que é vê-los de perto. É uma boa opção para quem curte caminhada, cachoeira e belas paisagens.

Em São José dos Ausentes há pelo menos quatro cânions: Monte Negro, Boa Vista, da Rocinha e Amola Faca. Dentre eles o Monte Negro, Boa Vista e o Mirante da Serra da Rocinha é possível visitar sem guia tranquilamente num carro 1.0 apesar dos vários quilômetros em estrada de terra. Já no Amola Faca é necessário um guia de turismo, sugiro verificar com a pousada que for se hospedar, pois a maioria delas tem seus próprios guias.

Fomos ao final de julho e apesar das férias escolares a cidade, a pousada e os pontos turísticos  estavam vazios. Parecíamos ser os únicos turistas na cidade. O frio nesta época do ano é bem intenso, bom levar roupas confortáveis para andar, porém que agasalhem bastante. O ideal é calça legue ou moletom, tênis leve de secagem rápida e que não escorregue, camiseta e blusa de moletom, ainda que o dia esteja quente, pois devido à altitude venta bastante e o tempo muda bruscamente então a coloque na mochila, pois pode ser necessária, eu pessoalmente senti muito frio. É necessário levar pelo menos 2 pares de tênis pois vai molhar em quase todas as trilhas afinal a unidade próximo aos cânions é alta e no inverno além de chover bastante na região haverá maior dificuldade de seca-lo, então deixe um apenas para fazer as trilhas.

Importante levar água e caso pretenda passar um pouco mais de tempo lanche, pois não há lanchonete ou restaurante perto dos cânions. Há banheiro apenas no Cânion Boa Vista que fica numa propriedade particular e também pousada.

Não precisamos contratar guia em nenhum dos passeios que fizemos. É preciso ter muito cuidado com as crianças na beira dos cânions.

Saímos de Cambará rumo a São José dos Ausentes no dia 29/07/18 as 08:00 h. Há duas opções para este trajeto, a primeira são 53 km sendo 33 Km em estrada de terra aproximadamente 1:30 h e a segunda são 165 km em estrada asfaltada aproximadamente 2:15 h. Apesar da maior distancia como nosso carro estava muito pesado com malas e vinhos, fomos pela estrada asfaltada, porém tanto os proprietários da pousada em Cambará como o da pousada em São José dos Ausentes nos disseram que a estrada de terra é bem tranquila.

Chegamos a São José dos Ausentes as 10:20 h, paramos no centro de informações turísticas e seguimos para o primeiro ponto turístico com todas as malas no carro rumo a mais um dia de aventuras, foram mais 40 km em estrada de terra em 1:10 h.

Optamos em nos hospedar em Silveira, distrito de São José dos Ausentes para ficarmos mais próximos aos pontos turísticos. Caso tivéssemos nos hospedado na cidade teríamos no final do dia que retornar 21 km até a pousada e no dia seguinte mais 21 km até os pontos turísticos estrada de terra.

Importante saber que em Silveira não há postos de gasolina, bancos e nem restaurantes então abasteça o carro quando chegar a São José dos Ausentes e ao contratar a hospedagem feche pacote com café da manhã e janta. Na região há pousadas e algumas opções de alugar um quarto com suíte em alguma residência.

Os cânions são imprevisíveis então caso seja possível é bom ter algumas horas sobrando na programação. A neblina aparece e toma conta da paisagem numa rapidez impressionante. Tivemos muita sorte, pois conseguimos ver os dois cânions escolhidos no mesmo dia.

 

Pontos Turísticos escolhidos por ordem de visitação

  1. Mirante da Serra da Rocinha 29/07
  2. Cânion Monte Negro 29/07
  3. Restaurante da Pousada Fazenda Monte Negro 29/07
  4. Cânion Boa Vista 30/07
  5. Cachoeirão Dos Rodrigues 30/07

 

Mirante da Serra da Rocinha

Endereço: BR 285, São José dos Ausentes, Rio Grande do Sul.

O mirante fica localizado nas margens da BR 285, possui uma vista panorâmica devido a sua altura de aproximadamente 1209 metros acima do nível do mar, podendo em dias claros avistar algumas cidades vizinhas. Esta localizado a cerca de 21 km do centro da cidade. Tivemos que excluí-lo do nosso roteiro, pois quando fomos a serra da rocinha estava em obras, tínhamos varias recomendações para visita-lo. Pretendemos voltar um dia para conhecê-lo. Caso tivéssemos conseguido visita-lo teríamos completado nosso trajeto em exatamente 2 dias.

Cânion Monte Negro

Endereço: São José dos Ausentes, RS. Informações: (54) 3234.1006.

O Cânion Monte Negro é o ponto mais alto do Rio Grande do Sul com 1.403 metros de altitude. Localizado a 45 km do centro da cidade, seu acesso é pela estrada municipal Silveira passando por dentro de uma fazenda. É possível chegar de carro bem perto, o que facilita a caminhada. Lindo local para tirar fotos e contemplar a natureza. É possível realizar caminhas pela borda dos paredões. Algumas pousadas próximas realizam cavalgadas nos cânions, há placas indicando no caminho para o Cânion. Não há banheiro ou lanchonete no local. A visita é gratuita.

 

Restaurante da Pousada Fazenda Monte Negro

Endereço: Fazenda Montenegro 100, Zona Rural, São José dos Ausentes, RS. Telefone: (54) 99978-2299.

Saímos do Cânion na hora do almoço, aproximadamente 13 h, paramos para almoçar no restaurante da Pousada Fazenda Monte Negro. O restaurante cobra por pessoa e serve comida típica da região, tivemos a oportunidade de provar linguiça caseira suína e bovina com pinhão dentre outros pratos da região. Não há muitas opções para almoçar próximas aos cânions.

 

Cânion Boa Vista

Endereço: Estrada do Chapadão S/N, Distrito de Silveira, São José dos Ausentes, RS. Email: pousadaecodoscannyons@hotmail.com.

Localizado na Pousada Ecológica dos Canyons a 43 km do centro da cidade, o cânion Boa Vista emprestou sua deslumbrante vista como cenário para a novela Além do Tempo, da emissora Rede Globo. No local há banheiro e pode-se comprar alguma coisa para beber. O valor da entrada é R$ 10,00. O estacionamento fica aproximadamente uns 600 metros do cânion. A caminhada é fácil em campo aberto.

 

Cachoeirão dos Rodrigues

Endereço: Fazenda Lajeadinho S/N, Distrito de Silveira, São José dos Ausentes, RS. Telefones: (54) 3234.1006 e (54) 99905-9522.

Localizada na Pousada Cachoeirão dos Rodrigues a 33 km da cidade. A trilha é bem sinalizada e de fácil acesso, a cachoeira é bonita, porém não é muito fácil tirar fotos pois a trilha termina próximo a parte superior da cachoeira e tem muitas arvores tampando a vista. Com 28 metros de altura, o Cachoeirão é formado por uma sucessão de quedas. Não é muito alta, mas sua beleza está na largura. Para visitação é cobrado uma taxa de R$ 15,00.

 

 

 

Anúncios

Publicado por euamoviajarnaoimportaodestino

Eu sou Lorena, adoro viajar em família para descobrir novos destinos.... Não por acaso, sou autora do blog Eu amo Viajar

Se junte à conversa

6 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: