Gonçalves é uma cidade pequena, incrível para quem curte natureza, localizada na Serra da Mantiqueira a 1.350 m de altitude, no Sul de Minas, divisa com São Bento do Sapucaí estado de São Paulo. Se tiver viajando no inverno vá preparado para passar frio.
A Cidade conta com uma boa estrutura com hotéis, restaurantes, cervejarias, barzinhos e outros. Entre seus pontos turísticos há cachoeiras, trilhas, montanhas e lindas vistas para curtir o pôr do sol, algumas podem ser feitas por conta própria com um carro de passeio, outras somente com o auxílio de um guia e um carro 4×4.
De Santo André em SP para Gonçalves São 220 km que podem ser feitos em aproximadamente 3:20 sem parada. Saímos de casa por volta das 5:30 da manhã, fizemos uma parada no caminho para comprar queijos, chegamos em Gonçalves por volta das 9:30.
Algumas fotos da estrada entre Santo Antônio do Pinhal SP a Gonçalves MG.
Pontos Turísticos escolhidos por ordem de visitação
- Casa de Queijos e doces Queijo na Pista em Sapucaí Mirim – MG
- Padaria São Francisco
- Paróquia Nossa Senhora das Dores
- A Pioneira Chocolates
- Centro de Informações Turísticas
- Mirante do Cruzeiro
- Cachoeira do Simão
- Cachoeira 7 Quedas
- Cachoeira do Retiro
- Cachoeira do Cruzeiro
- Cervejaria 3 Orelhas
- Cidade Paraisopolis
- Cachoeirinha Zen em Paraisopolis
- Cachoeira dos Henriques
- Cachoeira das Andorinhas
- Cabana Empório e Restaurante
- Pedra de São Domingos
- Cervejaria Confra da Mantiqueira
- Taberna Viking em Paraisopolis
Como na minha opinião os Queijos mineiros são especiais e temos ótima lembrança de um queijo que compramos nesta mesma estrada a muitos anos atrás quando fomos para São Bento do Sapucaí, tivemos que parar para compra-los, dentre os diversos comércios de Queijo paramos no Queijo na Pista em Sapucaí Mirim – MG, lá tem diversas opções de queijos, biscoitos, doces, vinhos e outros. Compramos queijo recheado com requeijão, queijo meia cura e queijo mussarela nozinho já pensando num fondue a noite.
Chegamos a Gonçalves por volta das 9:30 fomos direto para Padaria São Francisco localizada na rua Cel. Procópio 90, no Centro tomar nosso café da manhã.
Depois fomos à Paróquia Nossa Senhora das Dores do outro lado da rua, na Praça Monsenhor Dutra 247, não entramos, mas aproveitamos mesmo do lado de fora para agradecer a vida, a saúde, a família e os ótimos momentos que passamos juntos.
Atravessamos a rua novamente e fomos A Pioneira Chocolates, que fica na Av. Capitão Antônio Carlos 219, lá encontramos uma grande variedade de Chocolates, geleias, doces, sorvete e chocolate quente. Além de muito bonita tem produtos deliciosos, valeu a parada.
Depois voltamos para o portal na entrada da cidade, onde fica o Centro de Informações Turísticas onde fomos muito bem recebidos, a pessoa que nos atendeu era super simpática e tinha bastante conhecimento.
Ainda que você tenha pego um roteiro na Internet, aconselho pegar um mapa turístico da cidade pois em diversos momentos ficamos sem internet e consequentemente sem o gps e o mapa nos auxiliou bastante.
Bem perto do centro de Informações Turísticas fica o Mirante do Cruzeiro, só seguir o caminho até a cruz alta que vemos de longe, dá para chegar de carro bem perto, a caminhada é curta em terreno plano.
A vista é linda, gostamos tanto que voltamos no final da tarde para ver o pôr do sol.
Na sequencia fomos a Cachoeira do Simão, não sabemos o endereço mas pelo gps chegamos facilmente só pelo nome, a estrada até a cachoeira está em boas condições e a caminhada até a cachoeira é curta e bem fácil, a entrada é gratuita. A cachoeira é bem bonita, lá vimos lindas borboletas. No verão é uma ótima opção para entrar na água, até mesmo para crianças. Bem na frente da cachoeira tem um caminho que chega a outra queda de água bem menor, são praticamente uma na frente da outra uns 100 metros no máximo distância, dentro do mesmo terreno.
A quarta foto é da segunda cachoeira que mencionei.
Após fomos as Cachoeiras 7 quedas, do Retiro e do Cruzeiro, localizadas na Estrada São Sebastião, Km 1,5, bairro Retiro. As cachoeiras ficam numa propriedade particular onde cobram entrada de R$ 10,00 por pessoa, na entrada tem um quiosque que vende, pão de queijo, porções e bebidas foi uma boa opção de almoço para nós que não queríamos perder muito tempo almoçando, a vista do deck do quiosque é incrível.
Durante toda trilha há diversos pontos que no verão ou dias mais quentes são possíveis de entrar na água, principalmente na Cachoeira do Cruzeiro.
A primeira cachoeira, a 7 Quedas, fica uns 200 metros da entrada o caminho é todo em escada que apesar de fácil torna-se cansativo na volta, mas com certeza vale a pena descer.
Depois de voltar à placa no início da trilha, começamos trilha para Cachoeira do Retiro, do início à cachoeira tem uns 200 metros, a vantagem é que já estamos no mesmo caminho que chega à Cachoeira do Cruzeiro.
A Cachoeira do Retiro é pequena, mas a vista na sua frente, onde começa a Cachoeira 7 Quedas é linda, vale a parada.
Após seguimos a trilha até a Cachoeira do Cruzeiro foram mais uns 600 metros de nível médio, pois apesar de fácil, há muitas escadas, subidas e decidas o que cansa um pouco, mas a consideramos tranquila até para crianças. Mais uma Cachoeira linda que vale o esforço a trilha é bem aberta e bonita.
Depois de todo esforço físico, para relaxar fomos à Cervejaria 3 Orelhas situada na Estrada de Terra Fria, Km 5, Sítio Santa Fé, São Sebastião das Três Orelhas.
Lá encontramos uma boa variedade de cervejas artesanais, lanches e porções.
E para fechar o dia com chave de ouro voltamos ao Mirante do Cruzeiro que fica próximo a entrada da cidade para admirar o lindo pôr do sol. Que perfeição da natureza, isso porque tenho um belo pôr do sol da minha varanda quase todos os dias. Se tiver em Gonçalves não percam a oportunidade.
Nos hospedamos num apartamento em Paraisopolis, cidade vizinha, a noite aproveitamos o frio de 6 graus para descansar, fazer um fondue, comer queijos, uvas e tomar um bom vinho.
Na manhã seguinte começamos pela Cachoeirinha Zen em Paraisopolis, não localizamos o endereço pela Internet mas o gps chega tranquilo pelo nome. Trata-se de uma pequena queda d’água a beira da rua, apesar de pequena é bonita.
Depois seguimos para Cachoeira dos Henriques que fica na estrada Martins Gonçalves, não temos a localização exata mas o gps localiza com facilidade, como estávamos indo de Paraisopolis para Gonçalves primeiro paramos na estrada bem em frente a cachoeira onde é possível vê-la por completo.
Depois continuamos de carro até a entrada da parte alta da cachoeira, o acesso também é fácil, uns 100 metros do carro.
Tiramos algumas fotos na Estrada
Ainda na mesma estrada Martins Gonçalves no km 1, paramos na Cachoeira das Andorinhas, localizada em frente à Pousada Colina das Andorinhas.
A Cachoeira de fácil acesso, uns 500 metros de trilha fica num terreno particular, que estava com parte da cerca aberta, segundo moradores da região os proprietários não se importam que a visitemos. Seguimos a trilha com mais dois casais. Também há uma trilha ao lado da cerca que leva a cachoeira.
Paramos para almoçar no Restaurante Cabana Empório e Restaurante, na Av. Francisco Tertuliano Ribeiro Neto, 240. Servem refeição à quilo no fogão a lenha, tinha uma boa variedade e a comida estava gostosa.
Depois do almoço fomos para a Pedra de São Domingos, apesar de distante do centro da cidade e das estradas de terra o trajeto de carro é bem tranquilo, lá o acesso é por uma escadaria fácil porém cansa um pouco na subida, tranquilo até para crianças.
Trata-se de uma Rocha, num pico bem alto com uma bela vista para os vales e montanhas, que não é cercada e pode ser escorregadia em alguns pontos, então um pouco de precaução nunca é demais, principalmente com as crianças.
Passamos a tarde e aproveitamos a vista para um lindo pôr do sol. Com certeza valeu.
Tanto na ida como na volta para Gonçalves, bem próximo a Pedra de São Domingos passamos em frente à Cervejaria Confra da Mantiqueira, só não paramos por estarmos em plena pandemia de corona vírus e ela estava bem cheia. Pra você que curte uma cerveja artesanal uma boa opção.
Para o jantar, paramos na Taberna Viking que fica na rua Presidente Juscelino, 416 já em Paraisopolis.
Ótimos lanches, ambiente bem decorado e agradável.
E assim termina nossa aventura, espero que tenham gostado.
Criei um grupo sobre viagens e turismo, se quiser participar, pode postar fotos, dicas e opções de turismo ou apenas acompanhar as postagens dos colegas. https://www.facebook.com/groups/503711020915824/
Até a próxima viagem.























































































































































